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Perguntas e Respostas

Está com dúvidas? Conheça as perguntas e respostas mais frequentes
de nossos assinantes.

Aqui você encontra uma série de perguntas e respostas mais frequentes, verifique em nossa lista, se as informações que você deseja encontram-se disponíveis.

  • TV
  • Internet
  • Telefone
Os aparelhos não funcionam (TV, DVD, decodificador).
  • O disjuntor elétrico local ou fusível da sua residência está funcionando corretamente;

  • Não está faltando luz na sua residência;

  • A tomada ou benjamim onde estão ligados os aparelhos está em perfeito estado.

Apenas alguns canais estão sem sinal:
  • O canal está fora de seus horários de transmissão;

  • Este canal consta da sele ‹o de canais escolhida na aquisição do sistema;

  • A TV está selecionada para TV por cabo ou sistema CATV, caso você não tenha conversor/decodificador.

O conversor/decodificador não muda de canal.
  • O problema é no controle remoto (seguir indicações do item 10);

  • Ao usar as teclas do controle manual, ver se ele funciona.

O visor do decodificador está indicando o Nº do canal trocado.
  • A TV está sintonizada no canal 3;

  • Desligue o conversor/decodificador através do controle remoto, aguarde cinco minutos e ligue-o novamente.

A luz no mostrador do conversor/decodificador não acende.
  • Não está faltando luz na tomada de sua residência;

  • A tomada usada não está com problemas.

Se você tiver mais de um conversor/decodificador em sua residência.

O controle funciona acionando os outros conversores/decodificadores.

O controle remoto não funciona:
  • Ele possui baterias ou pilhas;

  • As baterias estão gastas;

  • As baterias estão colocadas de maneira correta;

  • Você está apontando diretamente para o sensor e mantendo uma distância de no máximo 4 metros;

  • Ao usar as teclas do controle manual do conversor/decodificador, este é acionado.

A imagem está com linhas/faixas ou ruídos no som.

Acontece em todos os canais. Caso aconteça, ajuste a sintonia fina do canal 3 de sua TV se você recebe sinais pelo conversor/decodificador.

Há chuvisco na imagem em todos os canais.
  • O cabo está bem conectado à TV, ao conversor/decodificador;

  • O conversor está ligado na tomada.

A imagem está sem cores.
  • O programa a que você está assistindo não é em preto e branco?

  • O controle de cor está ajustado.

A TV tem imagem, mas não tem som.
  • O ajuste de volume não está no mínimo;

  • A função MUTE (mudo) na sua TV ou conversor/decodificador não está ativada.

A TV tem som, mas não tem imagem.

Os controles de brilho e contraste estão ajustados.

Se você tem mais de um ponto de recepção.

Verificar se nenhuma outra TV está funcionando.

Se você recebe os sinais através de um conversor/decodificador.
  • O conversor/decodificador está ligado;

  • A TV está ligada no canal 3.

A TV não tem imagem, nem som em nenhum canal.
  • A TV está ligada;

  • Todos os aparelhos estão ligados na corrente elétrica;

  • Se não está faltando luz na residência;

  • Nenhum cabo foi desconectado acidentalmente;

  • A TV está com o sistema CATV acionado;

  • Ao passar por todos os canais, há vestígios de algum canal não convencional. Caso haja, siga os passos do manual da sua TV para fazer a sintonia do aparelho.

Como faço para assinar a TVN?

Você pode assinar solicitando a visita de um dos nossos consultores através do fone 0800 727 4125 (Somente via telefone fixo) / (98) 3199-7272 ou através do link ASSINE JÁ no site da TVN, que teremos o maior prazer em atendê-lo.

O que é banda larga?

Conceitualmente é qualquer conexão de internet que tenha velocidade superior a 56kbps.

Que tecnologia é usada na banda larga da TVN?

Rede HFC (Hybrid Fiber Coaxial) com Cable Modem e Rede GPON (Gigabit passive optical network), rede de fibra óptica Gigabit com tecnologia (FTTH), que permite fibra até a residência do cliente.

Testei minha velocidade em um dos medidores de velocidade disponíveis na Internet e ele informou velocidades abaixo do esperado. Tem alguma coisa errada? Como posso testar minha velocidade?

A maioria dos medidores de velocidade da Internet testam a conexão do usuário calculando a média de velocidade de download de um arquivo. Entretanto, o resultado pode ser influenciado por inúmeros fatores, sendo que os principais são a velocidade disponível no servidor do site e a quantidade de usuários simultâneos no momento do teste. Muitos destes medidores limitam a velocidade máxima de download ou simplesmente possuem conexão com a Internet em velocidade inferior a que você tem com o TVN Nitro, impossibilitando sua utilização com as novas velocidades do Mega Flash. O ideal é utilizar várias aplicações simultâneas (downloads, streaming de vídeo, etc.) e utilizar softwares que medem a velocidade de transferência de dados com a Internet.

Por que a velocidade não é garantida? Quais são os fatores que podem influenciar a velocidade?

A velocidade contratada representa a velocidade máxima configurada dentro da rede da TVN. A Internet é uma rede com muitos computadores e servidores conectados. Quando você acessa um determinado servidor, você está passando por várias máquinas interligadas. Se uma delas estiver sobrecarregada ou com mau desempenho, sua velocidade será menor. A velocidade com que você acessa determinada aplicação na Internet pode variar devido a diversos fatores:

  • Banda de conexão do site/servidor acessado;

  • Quantidade de conexões simultâneas no servidor;

  • Configuração do micro e softwares utilizados simultaneamente à conexão (ex: antivírus, firewall, programa de troca de mensagens, programas de troca de arquivos) que podem demandar banda da Internet e recursos do seu computador (principalmente processador e memória RAM);

  • Eventuais vírus residentes no computador do cliente, afetando o desempenho e consumindo a banda de Internet.

Por estas razões, não é possível que a operadora garanta a velocidade durante todo o tempo e para todas as aplicações. Mesmo assim, estamos sempre buscando formas de garantir a você, cliente do TVN Nitro, a melhor e mais rápida Internet banda larga do país.

Quando estou realizando um download, os softwares mostram as velocidades em MB/s ou KB/s?

Você já deve ter ouvido falar em bytes e bits. A maioria dos softwares exibem a velocidade de conexão em MB/s (Megabytes por segundo) ou KB/s (Kilobytes por segundo). Para converter o valor apresentado para a mesma unidade que é medida a velocidade de conexão do TVN Nitro (Mbps = Megabits por segundo), multiplique o resultado por 8 (1byte = 8bits) obtendo assim a velocidade em Mbps.
Ex: 250 KB/s = 2000 Kbps ou 2 Mbps.

Se a velocidade dos sites ou a quantidade de conexões simultâneas podem influenciar na velocidade de download, como posso aproveitar ao máximo meu TVN Nitro?

As velocidades do TVN Nitro permitem que você possa realizar tarefas simultâneas com alto desempenho. Por exemplo, é possível assistir a um vídeo ou ouvir uma rádio on-line e, ao mesmo tempo, fazer um download e pesquisar na Internet. Você faz tudo rápido, sem perder tempo. Porém, fazer downloads de grandes arquivos, assistir a vídeos online e ainda estar utilizando jogos pela internet consome uma grande quantidade de velocidade que é repartida para cada ação realizada simultaneamente.

O roteador Wi-Fi pode deixar minha internet mais lenta?

O roteador sem fio – ainda que não atrapalhe diretamente o link de internet – pode fazer com que os usuários móveis tenham uma internet mais lenta. Basicamente, essa lentidão ocorre pela posição do roteador sem fio, que distribui o sinal para os usuários. Para melhorar isso, é recomendável colocar o equipamento em uma região central da casa e, de preferência, em um local elevado. Quartos, paredes e portas fechadas atrapalham a transmissão de sinal de uma rede sem fio. Vários fatores podem interferir no sinal da conexão wi-fi: quantas pessoas estão conectadas simultaneamente, o alcance e o número de barreiras físicas entre o roteador e os computadores, antena do roteador pequena ou mesmo seus vizinhos utilizando sua internet.

Como são medidas as velocidade na internet?

Medidas de velocidade de transmissão de dados:

  • Kbps: kilobits por segundo. Corresponde 1.000 bits por segundo;

  • KBps = KB/s: kilobyte por segundo. Corresponde a 1.000 bytes por segundo. Como um byte possui 8 bits, 1 KBps possui uma velocidade de 8000 bits por segundo.

Dica: lembre que “b” minúsculo refere-se a bit. Enquanto “B” maiúsculo refere-se a byte.

Um exemplo prático:
Supondo que sua internet seja de 1 Mega. Ao contrário do que você pode estar pensando, não é 1 megabyte por segundo, mas sim 1 megabit por segundo, ou seja 1000 kilobits por segundo.

Vamos aos números:
1 megabit = 1000 kilobits (1000 Kbps)
No entanto, quando fazemos download, a maioria dos programas exibe a taxa de transferência em KB/s ou KBps, ou seja, a medida exibida é o Byte e não o bit. Como 1 byte possui 8 bit, para acharmos a velocidade de download em bits, kilobits ou megabits por segundo, devemos multiplicar o valor exibido em Bytes por segundo, 8.

Exemplos:

  • Cliente com Internet de 300 Kbps, a velocidade medida no Medidor do Site da TVN já exibirá a velocidade na escala correta. Se o cliente fizer um download qualquer e a velocidade for exibida em KB/s ou KBps, basta multiplicar o resultado obtido durante o download por 8, por exemplo, se o cliente estiver fazendo o Download e a velocidade exibida for 37,5 KB/s ou 37,5KBps, multiplicando este resultado por 8 (OITO), teremos a velocidade na mesma escala contratada 37,5 * 8 = 300Kbps.

  • Cliente possui plano de 2Megas (Velocidade de 2 Megabits por segundo) e, quando faz um download a velocidade exibida é de 190KB/s ou 190KBps, multiplique este resultado por 8 (Oito) e terá a velocidade na escala correta, em Kilobits ou Megabits por segundo. 190 * 8 = 1.520 Kbps ou, 1,5 Mbps.

Por que não posso contratar APENAS o serviço de banda larga da TVN separadamente do plano de TV por assinatura?

Porque o serviço de banda larga da TVN é um produto SVA (serviço de valor agregado), ou seja, um produto oferecido para os clientes que já têm plano de TV por assinatura.

Quais são os bairros de São Luís onde os serviços de internet banda larga da TVN estão disponíveis?

Consulte nosso link de Área de Cobertura: http://www.tvn.com.br/sao-luis/conheca-a-tvn/area-de-cobertura/

A TVN trabalha sob o regime de comodato ou preciso comprar um modem / roteador para ter acesso a internet?

Trabalhamos com o Cable Modem, aparelho que converte os dados que chegam da internet para o seu computador, no regime de comodato. Já o roteador precisa ser adquirido pelo cliente à parte. A TVN não comercializa de forma alguma roteadores entre os seus clientes.

Que equipamentos são necessários para uma conexão banda larga?

Usando a tecnologia da TVN, apenas um Cable Modem, onde é ligado o cabo do roteador ou do computador do cliente.

Quanto tempo o técnico leva para instalar a TVN Nitro em minha casa?

O prazo estipulado para o atendimento técnico é de até 72 horas.

Tenho que assinar uma linha telefônica para ter internet banda larga da TVN?

Não.

É preciso pagar provedor de acesso a internet para ter conexão banda larga da TVN?

Não.

Qual a diferença entre velocidade real e velocidade nominal?

Velocidade real é aquela que se consegue obter na baixa de um arquivo ou acesso a um site, e pode variar de acordo com o local, horário e garantia de banda. A velocidade nominal é aquela que aparece no contrato ou nas propagandas, baseada na descrição do pacote.

A velocidade de download é a mesma que a de upload?

Depende do pacote contratado. Sempre cheque esta informação no contrato ou com seu consultor de vendas.

Quais são os fatores que determinam a velocidade da conexão banda larga da TVN em minha casa?

Configurações do computador, configurações do roteador, pacote contratado, garantia de banda, local de onde se está fazendo download ou acessando o site.

Minha conexão está muito lenta. Por que isso está acontecendo?
  • Podem influenciar na velocidade da conexão:

  • As configurações do computador;

  • Configurações do roteador;

  • Pacote contratado;

  • Garantia de banda;

  • Local de onde está fazendo download ou acessando o site;

  • Problemas no Cable Modem;

  • Problema de cabo de rede;

  • Problema de placa de rede;

  • Problema no sistema operacional;

  • Computador infectado com vírus;

Há um limite de dados que eu posso baixar? Se houver, quanto eu pago por Mb excedente?

Não.

Minha conexão de internet cai a todo o momento. O que devo fazer?

Entre em contato imediatamente com o nosso SAC no (98) 3199-7272 ou no 0800 727 4123 e solicite uma visita técnica para que possamos analisar e identificar o problema em conjunto e, assim, se for de responsabilidade da TVN, providenciarmos o mais rápido possível a solução.

Minha conexão de internet caiu e ainda não voltou. Como solicito a assistência técnica da TVN? Esse serviço é gratuito?

Ligando imediatamente para o telefone de suporte 3199 7272 (Custo de uma ligação local) ou no 0800 727 4123 (Gratuito).

Posso conectar mais de um computador simultaneamente com a internet da TVN?

Sim, mas é preciso adquirir um roteador, que é de responsabilidade do cliente.

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